quarta-feira, 23 de maio de 2012

Castelo Rodrigo – Aldeia Histórica

 

+
Um dos meus melhores amigos é de Castelo Rodrigo. Fui-me habituando às descrições calorosas que ele foi fazendo da sua terra. Quando finalmente lá estive este ano, o que fui vendo já não me era desconhecido.
+
Trata-se de uma aldeia medieval, erguida no topo de um morro, com vista esplêndida sobre os campos em redor. A ocupação do território remonta porém ao Paleolítico. Esta aldeia foi restaurada no âmbito do Programa de Recuperação das Aldeias Históricas - um exemplo a seguir.
+
A igreja matriz, a cisterna, o pelourinho e o relógio instalado sobre um antigo torreão são os principais motivos de interesse, a par das ruínas do antigo palácio de Cristóvão de Moura. A população enraivecida incendiou o dito palácio nos finais do reinado de Filipe II, por pertencer a um dos defensores da legitimidade espanhola sobre as terras lusas.
Rafael Carvalho / mai2012

Sem comentários: