terça-feira, 6 de abril de 2010

Casa em Rio Mau

Foto: Rio Mau, Penafiel
+ A casa da imagem facilmente encanta o observador mais sensível a estas coisas da arquitectura tradicional. Na imaculada fachada rasgam-se cinco janelas, todas de guilhotina, recobertas por curiosas padieiras em arco.
A porta-carral (também ela rasga a fachada), coroa todo o conjunto com o seu verde distinto. A cruz que a remata lembra quem passa as raízes cristãs, que não devem ser esquecidas. A padieira da porta-carral surge alinhada com as soleiras das janelas, excepção feita para a janela de menores dimensões que se lhe sobrepõe, fazendo adivinhar um ressalto no soalho interior, permitindo desta forma a passagem de veículos, originalmente de tracção animal, de maiores dimensões. O banco em sólido granito que ladeia a porta-carral celebra o descanso, quase extinto nos agitados dias de hoje. Por cima do banco uma frecha, provavelmente a única fonte de luz que guarnece a loja dos animais. O rodapé cinzento suaviza a transição entre a frontaria e o chão calcetado, passando mesmo despercebido ao observador mais incauto. Não ficaria completa a descrição se não fosse feita referência ao largo que emoldura, enquadra e valoriza este belo exemplar da tão mal compreendida arquitectura popular.
Rafael Carvalho / Abr2010

5 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Beleza, harmonia, simplicidade. Está cá tudo. Em granito, e no entanto parecendo tão leve...

Rafael Carvalho disse...

Paulo,
é a simplicidade o que mais me fascina neste tipo de construções.
Cumprimentos para Matosinhos.

Liliana Sampaio disse...

Exemplar muito bonito.

Anónimo disse...

Amei, para ir para minha casa passo por aí, a minha casa é em Rio Mau, aí chama-se Sobreira é onde saio do autocarro quando venho da escola!!!!!

Curiosidades: À beira disso(mais a baixo) tem um parque e ainda mais abaixo tem um palco para a banda de Rio Mau!

Atenção é RIO MAU de PENAFIEL

Rafael Carvalho disse...

Caro anónimo,
obrigado pelo comentário.
Volte sempre.