Foto extraída do livro “Praia da Tocha / Palheiros da Tocha” de Alice Andrade.
Associação de Moradores da Praia da Tocha 2001
+
O presente post dá início a uma série dedicada aos Palheiros da Tocha. É por aqui que pretendo andar nos próximos dias.
+
Como vive esta gente? Vive com simplicidade nos Palheiros, casa ideal para pescadores… É construída sobre espeques na areia, com tábuas de pinho e um forro por dentro aplainado (…) cheiram que consolam, quando novas, a resina, a árvore descascada e a monte; ressoam como um velho búzio e são leves, agasalhadas, transparentes (…) por dentro conservam uma frescura extraordinária, e quando se abre uma janela, abre-se para o infinito…
Raul Brandão
“Os Pescadores”
+
A pesca foi, durante muito tempo, a única razão de ser desta povoação, que a larguíssima duna sem quaisquer vias de comunicação isolava completamente das terras cultivadas do interior (…). E este facto não só conferiu à xávega da Tocha alguns aspectos particulares, como também tornou desnecessárias as abegoarias, os armazéns de vulto e outras instalações acessórias.
Ernesto Veiga de Oliveira e Fernando Galhano
“Palheiros do Litoral Central Português”
Consulte também:
Palheiros da Tocha (2 de 5) - Origem da Povoação;
Palheiros da Tocha (3 de 5) – Breve caracterização;
Palheiros da Tocha (4 de 5) – Que Futuro?;
1 comentário:
Tudo me leva a pensar que a foto é de PALHEIROS DA COVA e uns e outros contruidos pelos ILHAVOS, is «colonizadores da areia», que colonizaram mais de 80% do litoral portugues... geralmente as praias de areia... Informe-se um pouco melhor...
Antonio Angeja
Enviar um comentário